Projeto UFSJ Virtual

- O subprojeto “Capacitação de Recursos Humanos” envolve a articulação entre os cursos presenciais ofertados na UFSJ e o uso e desenvolvimento de novas tecnologias; requer conhecimento de um ambiente virtual de aprendizagem e a capacitação dos profissionais envolvidos, voltada para a sensibilização, planejamento, execução e avaliação de um ambiente virtual que forneça suporte ao processo de aprendizagem utilizando tecnologias de informação e comunicação atualmente disponíveis.

- O subprojeto “Formação de professores de Geografia através de ambiente virtual na rede mundial de computadores” objetiva gerar uma situação mais rica e satisfatória, valorizando as potencialidades da internet, para a preparação de futuros professores de Geografia.

- O subprojeto “Nivelamento e Unidades Curriculares em Recuperação e Eletivas nos Cursos de Graduação da UFSJ” oferece unidades curriculares aos alunos das áreas de Engenharia e de Saúde da UFSJ, utilizando novas tecnologias de comunicação e informação e educação a distância. Para esse subprojeto foram preparados materiais para (i) de nivelamento para as unidades curriculares das áreas básicas; (ii) unidades curriculares a serem cumpridas em regime especial de recuperação (RER) e (iii) unidades curriculares optativas e eletivas. Com a greve dos técnicos da Universidade no segundo semestre de 2011, apenas algumas unidades de nivelamento, como Química, Biologia, Física e Informática, e Tópicos Especiais em Saúde Coletiva (optativa para o curso de Enfermagem) foram oferecidas. Nesse semestre, a partir da normalidade de funcionamento administrativo, as outras unidades curriculares serão oferecidas.

Os resultados do primeiro ano de funcionamento da projeto estão sendo organizados, analisados e serão apresentados oportunamente.

Aos professores que vão disponibilizar suas unidades curriculares aos alunos, posso dizer que é um processo muito interessante de ensino-aprendizagem, principalmente para quem não tem o costume de trabalhar com EAD. Na UC de Química Virtual, sob minha responsabilidade, tivemos 5294 visualizações dos conteúdos e avaliações disponíveis no portal.

Desejo a todos que os trabalhos sejam muito produtivos.

Professor Luis Fernando Soares
Coordenador Geral do Projeto