NEAD promove seminários nos campi fora de sede

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

com o objetivo de evidenciar as possibilidades e potencialidades das TICs para as áreas específicas de cada Campus.

As atividades incluem palestras ministradas por pesquisadores atuantes nas áreas específicas de cada campus, além de mesa-redonda com a participação do professor Luis Fernando Soares, um dos coordenadores da iniciativa. Estarão presentes também a reitora da UFSJ, Professora Valéria Kemp; a coordenadora geral do Núcleo de Educação a Distância, professora Marise Santana da Rocha; e a coordenadora do Programa Anual de Capacitação Continuada, Mirtes Zoé da Silva Moura.

O Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis, é o primeiro a receber o evento, no dia 13 de março. A temática principal, dentro do estudo da Tecnologia de Informação e Comunicação, será a Saúde. A programação é a seguinte: às 18 horas palestra. Em seguida haverá mesa-redonda, abordando o tema: “Tecnologias de Informação e Comunicação para a área da Saúde: novas perspectivas para o cotidiano acadêmico”, com a participação de Luis Fernando Soares (UFSJ) e professores do CCO.

Segundo Luis Fernando, “o objetivo dos seminários é mostrar para os professores, tutores e alunos da UFSJ como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas no cotidiano acadêmico das diversas áreas do conhecimento no ensino-aprendizagem presencial e a distância por meio de exemplos apresentados por convidados externos e professores da casa. As TICs, como softwares de modelagem 3D, simulações computacionais, jogos educacionais e ferramentas da web, como o Portal Didático, Blogs, rede social, já fazem parte da comunidade acadêmica e podem e devem ser utilizados como ferramentas para auxiliar o ensino-aprendizagem dos estudantes da UFSJ”.

O professor Márcio Lima (Deced), que também coordena os seminários, acrescenta que, nesses eventos, também haverá espaço para planejar cursos de extensão que serão ministrados para os interessados a partir do Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC 2013) do Nead-UFSJ.

Em Sete Lagoas, o seminário acontece no dia 20 de março, com foco nas Ciências Agrárias. Para finalizar o ciclo, o Alto Paraopeba recebe atividades voltadas para a Engenharia, no dia 10 de abril.

As inscrições para o seminário no Campus Alto Paraopeba podem ser feitas no local do evento, ou até o dia de realização no seguinte link:

Campus Alto Paraopeba (CAP) dia 10/04

O Núcleo de Educação a Distância funciona desde ano de 2006 e implementa o
Sistema Universidade Aberta do Brasil, programa do Ministério da Educação criado em 2005, com intuito de “proporcionar a articulação e integração do sistema nacional de educação superior para a melhoria do ensino básico”. Hoje, o Núcleo quatro cursos de graduação (Matemática, Administração Pública, Pedagogia e Filosofia) e sete pós-graduações (Educação Empreendedora, Práticas de Letramento e Alfabetização, Mídias na Educação. Matemática, Gestão Pública Municipal, Gestão Pública, Gestão em Saúde) e um Mestrado Profissional em Matemática (Profmat), totalizando mais de sete mil alunos matriculados e mobilizando mais de 150 professores e 526 tutores, atuando em 41 Polos de Apoio Presenciais nos estados de Minas Gerais e São Paulo.