Panorama da EAD em Portugal e no Brasil


Um dos destaques da programação do III Seminário de Educação a Distância da UFSJ, o professor Catedrático da Universidade Aberta de Portugal (UAb), Adérito Fernandes Marcos, apresenta a conferência “A Educação a Distância On-line: possibilidades, riscos e desafios”. A palestra aborda as características atuais do ensino a distância online e que privilegia uma interação assíncrona, ou seja, cada aluno interage quando e onde puder, utilizando a plataforma e-learning; e também apresenta o modelo pedagógico virtual da UAb, que está em vigor há sete anos, com aulas de licenciatura, mestrado, doutorado e aprendizagem ao longo da vida. O professor fala, também, sobre suas experiências com o ensino a distância e sobre os sucessos e desafios que os interessados em estudar através dessa modalidade encontrarão pela frente; e sobre os caminhos percorridos pelas universidades que desejam oferecer cursos a distância pelo modelo da UAb.

Plataforma e-learning, também conhecida como Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) ou sistema de gerenciamento de cursos (SGC), é um ambiente virtual que disponibiliza recursos, síncronos e assíncronos, de suporte ao processo de aprendizagem. Um ambiente virtual de aprendizagem como o Moodle, por exemplo, utilizado em cursos da UFSJ, ilustra o conceito de e-learning.

Segundo Adérito, o ensino a distância online e suportado em plataforma e-learning oferece, sobretudo, flexibilidade temporal e espacial ao estudante, dando oportunidade de formação e especialização àqueles que encontram dificuldades para se capacitar através da formação tradicional, que demanda a visita a um campus físico e em horário determinado. Desta forma, explica, cada estudante se organiza da maneira que necessitar, dentro dos limites de cada período letivo.

Com essas vantagens, pode parecer até um pouco estranho que exista algum preconceito do público com esta modalidade de ensino. Mas existe! Essa é a opinião do professor, para quem o ensino a distância “ainda é visto como uma alternativa menos exigente de ensino. No entanto, isso não reflete a realidade, pois os cursos ministrados em EAD podem ser tanto ou mais exigentes do que aqueles oferecidos em regime presencial”. Adérito defende que o nível de qualidade de um curso depende do rigor e da exigência que a universidade souber impor, de seu corpo docente, conteúdo programático e qualidade do processo de ensino e aprendizagem online. Visto desse último ponto, o ensino a distância também depende do que as tecnologias educativas suportam e podem oferecer: a interface aluno-ensino, explica, constitui “o instrumento para o aumento da eficácia da aprendizagem online, um processo sempre em evolução”.

Já sobre as parcerias entre as universidades portuguesas e brasileiras no âmbito de oferta conjunta, segundo o professor, não dependem apenas da boa vontade dessas instituições, mas, sobretudo, “das diferenças consideráveis ao nível das políticas de ensino superior em voga nos dois países”. Adérito explica que o ensino a distância em Portugal é dos mais avançados do mundo em termos do uso e exploração das tecnologias, proporcionando cursos completamente ministrados a distância, enquanto no Brasil a prática ainda se encontra restringida pela regulamentação que coloca limites nas percentagens dos tempos letivos em regime de EAD.

A realidade brasileira, para o professor, não seria comparável à portuguesa, até mesmo pela dimensão geográfica e pelo número de estudantes do ensino superior. Por isso, “ambas as partes podem beneficiar de acordos de cooperação que permitam a partilha de experiências e saberes em EAD, e até do lançamento de oferta conjunta mesmo que forçando limites e construindo caminhos de inovação”.

Licenciado em Engenharia Informática, pela Universidade Nova de Lisboa, doutorado na mesma área, com especialização em Computação Gráfica, pela Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha, e agregado em Sistemas e Tecnologias pela Universidade do Minho, Adérito Marcos possui uma extensa trajetória, ocupando cargos como diretor executivo no Instituto de Investigação - Centro de Computação Gráfica de Portugal, professor auxiliar na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e também mentor de oferta pedagógica em áreas inovadoras, tendo lançado dois cursos de mestrado. Ingressou na Universidade Aberta de Portugal em 2009, lançando os cursos: Mestrado em Sistemas e Tecnologias Web, Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com a Universidade de Lisboa; e o Doutoramento em Média-Arte Digital em associação com a Universidade do Algarve, todos em regime de EAD online e misto. Além disso, também foi fundador e atual presidente da Artech – Associação Internacional de Arte Computacional.

Para conhecer o currículo completo do professor, clique aqui.

Diálogos transdisciplinares

Outro destaque do evento, a presença da professora Maria F. de Mello na UFSJ reforça a discussão em torno do tema do Seminário, “diálogos transdisciplinares”. A educadora participa de minicurso e mesas-redondas que englobam perspectivas do ensino e aprendizado no século XXI, transdisciplinaridade e estratégias pedagógicas, proporcionando, ainda, diálogo com alunos e outros docentes sobre vários âmbitos da EAD. Com um currículo extenso, especialmente em Transdisciplinaridade, a professora é membro ativo, coordenadora e cofundadora do Centro de Educação Transdisciplinar (CETRANS), em São Paulo, e membro do Centro de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares (CIRET), em Paris.

III Seminário de Educação a Distância da UFSJ

Palestras, mesas-redondas, debates e exposição de pesquisas e experiências na área da Educação a Distância (EAD) compõem a terceira edição do "Seminário de Educação a Distância da UFSJ: diálogos transdisciplinares", que acontece nos dias 21 a 22 de fevereiro, no Campus Santo Antônio da UFSJ. O evento reúne profissionais que atuam no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de Portugal (UAb), bem como interessados em conhecer melhor essa crescente modalidade de ensino-aprendizagem. O foco do evento são pesquisas em torno dos eixos referentes aos cursos na modalidade EAD na UFSJ: Administração Pública, Empreendedorismo, Formação de Professores (com ênfase nos cursos de focalizando os cursos Alfabetização e Letramento, Filosofia, Matemática, Mídias na Educação, Pedagogia) e o tema do seminário: Educação a Distância e Transdisciplinaridade. Mais informações: clique aqui.

Fonte: Ascom