Nota sobre o Esud/Ciesud 2016

14322189 1648496588794080 7052810120177538613 n

Entre os dias 12 e 15 de setembro, a cidade de São João del-Rei respirou o XIII Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (Esud) e o II Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância (Ciesud). Em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede), a equipe do Nead/UFSJ se mobilizou para realizar os congressos, com a temática "Humanismo, Tecnologias e Políticas em EaD".

O evento contou com a participação de 23 personalidades da área de Educação a Distância (EaD), em nível nacional e internacional, que abrilhantaram o evento com palestras e mesas de debate. Contou também com apresentações de trabalho por pesquisadores, em todos os dias, que muito contribuíram para os debates em torno dos eixos temáticos privilegiados pela organização dos congressos. Além das atividades acadêmicas, as apresentações culturais mostraram a diversidade cultural da cidade e da região.

A abertura do Esud/Ciesud se deu no dia 12 de setembro, no Teatro Municipal de São João del-Rei, em cuja entrada o grupo Raízes da Terra recepcionou os participantes com muita música e dança, e o quarteto de flautas da UFSJ tocou a música Carinhoso, de Pixinguinha, e executou o Hino Nacional no palco. Na parte acadêmica, o professor espanhol José Manuel Moran (USP) palestrou sobre as metodologias ativas na Educação, e a professora Mírian Nogueira Tavares (Universidade do Algarve) sobre o papel da arte na Educação.

No segundo dia, foram realizadas mesas de debate e palestras sobre os temas do evento. Pela manhã, ocorreram dois debates simultâneos, no teatro e anfiteatro da UFSJ. Os professores Jairo Lascarro (Copimera), Jorge Nei Brito (UFSJ), Marco Silva (UERJ), Renata de Barros (Univas) e Romero Tori (USP) debateram sobre as tendências tecnológicas na Educação Superior a Distância. Já os professores Cassandra Joye (IFC), Daniel Mill (UFSCar) e Nara Pimentel (UnB) discorreram sobre política e gestão em EaD. À tarde a professora. Edméa Santos (UERJ) palestrou sobre Políticas em EaD. Encerrando o segundo dia, foram realizados lançamentos de livros e a apresentação da UFSJazz Big Band, projeto do Departamento de Música da UFSJ, com um repertório voltado para a comemoração aos 100 anos do Samba.

No terceiro dia, ocorreram duas mesas de debates, uma sobre Processo de Formação na EaD e outra sobre Humanismo na EaD. Os professores Adérito Marcos (UAb Portugal), via videoconferência, Adriana Bruno (UFJF), Inés Rosario Betancourt (UVirtual), João Antônio Monlevade (MEC), João Bosco Teixeira (UFSJ), Paulo Gomes (FURG), Ronei Ximenes (UFLA) e Tiago Adão Lara (UFJF) discorreram sobre os temas. A tarde ficou por conta de minicursos para os participantes do Esud e Ciesud. No fim do dia, os professores José Valente (Unicamp) e Juliane Corrêa (UFMG) palestraram sobre os Processos de Formação em EaD. Para finalizar o terceiro dia, o grupo Áurea Música encantou os ouvintes com repertório de músicas eruditas, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

No último dia, como acontece em todo as as cidades que realizam os congressos, foi elaborada e apresentada a Carta de São João del-Rei e a entrega do prêmio UniRede, que é uma ação de incentivo à produção de Recursos Educacionais Digitais, por meio do reconhecimento do trabalho inovador dos integrantes das instituições filiadas à Associação (professores, servidores e estudantes). O primeiro lugar ficou com a equipe da UFSCar, com o trabalho "MUSIKINÉSIA - JOGO EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE TECLADO". As palestras de encerramento do Esud/Ciesud 2016 ficaram a cargo dos professores Mário Neto Borges (UFSJ) e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP), que discorram sobre Desenvolvimento Tecnológico: trajetória e inovações na EaD.

Se quiser saber tudo o que aconteceu no Esud/Ciesud 2016, acesse www.facebook.com/esud2016 e veja as fotos, vídeos e entrevistas.