Nead/UFSJ firma parceria com a Diretoria de Educação a Distância da Ufla

001O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está prestes a adotar uma nova ferramenta virtual - o GiAVA - para aprimorar o desenvolvimento das atividades do setor. É que o Nead está em processo de formação de parceria com a Diretoria de Educação a Distância (Dired) da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Na última quarta-feira, 9, a equipe da Dired/Ufla esteve presente no Nead/UFSJ para acertar detalhes da parceria e apresentar o funcionamento do sistema de Gestão Inteligente de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (GiAVA), que já é utilizado pela Coordenadoria Pedagógica da Dired.

O GiAVA é um ambiente computacional inteligente utilizado para acompanhar usuários dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O principal intuito é monitorar os processos pedagógicos e de interação nas salas virtuais, disponibilizando painéis de visualização de informações por intermédio de gráficos de fácil compreensão para administradores, coordenadores, tutores e alunos.

Outra funcionalidade da ferramenta que merece destaque é que ela também faz-se valer como instrumento de tomadas de decisões pedagógicas para melhoria da qualidade dos cursos. Acompanhando as atividades dos tutores e alunos dentro dos AVAs é possível identificar deficiências ou interações falhas. Assim, os responsáveis analisam os insumos recebidos e os direcionam para o desenvolvimento dos cursos de graduação a distância.

Vale ressaltar que o GiAVA também fornece às coordenações de tutoria e de cursos informações, qualitativas e quantitativas, relacionadas ao desempenho das funções de tutores e docentes, o que contribui para o aperfeiçoamento das práticas educacionais.

O GiAVA foi desenvolvido pela Coordenadoria Pedagógica da Dired/Ufla, em parceria com o Laboratório de Inteligência Computacional e Sistemas Avançados, sob a coordenação do professor Ahmed Ali Abdalla Esmin. A Diretoria de Educação a Distância da Capes também apoiou a criação do programa.