Aberto edital para seleção de projetos de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) e o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) tornam público o Edital nº 016/2017, para a seleção de orientadores e projetos de Iniciação Científica com o tema: “Tecnologias, Práticas e Gestão na Educação à Distância”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-EaD/Capes). As inscrições seguem abertas até 18 de setembro. Clique aqui para conferir o edital.

Como parte dos requisitos, os professores-orientadores devem ter titulação de mestre ou doutor e estar adimplentes com a Prope. Já o aluno-bolsista deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, da UFSJ e ter disponibilidade de 20 horas semanais para se dedicar às atividades, além de não ter qualquer vínculo empregatício.

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.intranet.ufsj.edu.br/pibic até as 15h da data limite, quando o sistema será encerrado automaticamente. Para acessar o sistema de submissão das propostas, o proponente deve informar o CPF, a unidade organizacional e a senha institucional.

O projeto de iniciação científica deverá ser anexado ao sistema em formato PDF, com, no máximo, 11 páginas, 25 mil caracteres (com espaços), incluindo a capa, anexos, cabeçalhos e rodapés. Como subseções o trabalho deverá conter, indispensavelmente, introdução, objetivos, metodologia, cronograma, referências e o Currículo Lattes do pesquisador.

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica tem vigência de março de 2018 a fevereiro de 2019, disponibilizando bolsa mensal de R$ 400 para o aluno-pesquisador. Alguns dos escopos do projeto são qualificar alunos para os programas de pós-graduação, proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico e a criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto com os desafios de pesquisa na área de Tecnologia, Práticas e Gestão para a Educação a Distância.