Coordenadora geral do Nead publica artigo em revista do Maranhão

O artigo “Panorama da pesquisa em tecnologias de informação e comunicação na educação a distância”, da Coordenadora Geral do Nead/UFSJ, professora Elisa Tuler, foi publicado no volume 3 n.2 da Revista TICs & EaD em Foco. Nesta edição foram publicados artigos de submissão livre e com um dossiê temático composto por trabalhos apresentados no Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior - SIIES, realizado em junho, na cidade de São Luís/MA.

O artigo, produzido junto com os professores da Universidade Federal de São João del-Rei, Leonardo Rocha e Washington Luiz, aborda como às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), se apresentam na área de Educação a Distância. Veja o resumo:

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão, cada dia mais, sendo aplicadas ao contexto da Educação de uma forma geral. Essas tecnologias visam permitir e facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes. Na Educação a Distância (EaD), as TICs são ferramentas indispensáveis para todo o processo, visto que elas são utilizadas não apenas como ferramentas de interação entre os atores envolvidos, mas também como recursos educacionais. Na verdade, as TICs são essenciais para que todo processo ocorra e permitem que o processo de aprendizagem aconteça de uma maneira mais autônoma e através de diferentes formas. Mas quais as abordagens estão sendo apresentadas nas pesquisas que envolvem as tecnologias em EaD? O que vem sendo estudado e discutido na área? O objetivo desse artigo é levantar trabalhos recentes que apresentem ou se desdobrem na área de tecnologia em EaD. Foram coletados cerca de 630 artigos dos últimos dois anos (2015-2017) e selecionados inicialmente 75 artigos que apresentam os termos “tecnologia” ou “inovação” diretamente em seus títulos. Da análise realizada, foi possível obter três conjuntos de trabalhos, que abordam temas similares: (1) ciclo de vida das TICs (criação, aplicação, compartilhamento); (2) acessibilidade e inclusão social; (3) formação e desafios dos professores e envolvidos no uso das tecnologias. O panorama de pesquisa realizado visa mapear o que se tem desenvolvido atualmente e traçar diretrizes para novos caminhos.

A Revista TICs & EaD é uma publicação científica multidisciplinar semestral do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMANET, localizada na cidade de São Luís, no Maranhão. Tem como principal propósito a difusão do conhecimento e intercâmbio de trabalhos de investigação, realizados na área da Educação a Distância e na área das Tecnologias com impacto positivo no Ensino e na Aprendizagem.

Confira a publicação da Prof. Elisa clicando aqui.