Professores do Nead publicam trabalhos em colóquio internacional


Os professores do curso de Administração Pública do Nead/ UFSJ, Bernadete Oliveira, Maria do Carmo Santos Neta e Pablo Luiz Martins, publicaram dois trabalhos no “XVII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria” da Universidad Nacional de Mar del Plata. A Prof. Bernadete esteve presente na cidade de Mar del Plata para participação no evento, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de novembro, trazendo dois certificados.

Os Trabalhos

Os trabalhos publicados na Universidade argentina foram “Tutor: um profissional em formação” e “Processo de recrutamento e seleção na administração pública: a provisão de cargos por concurso público”. O primeiro aborda o trabalho do tutor na Educação a Distância (EAD) e “tem como objetivo entender quem é esse profissional, como relaciona-se com essa atividade de tutoria e compreender sua identidade profissional a partir de sua percepção”. Já o segundo descreve o processo de recrutamento e seleção para o serviço público.

O Colóquio

O Colóquio Internacional de Gestão Universitária é o projeto, resultante de um acordo inicial de cooperação que reuniu a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA) e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), no Brasil, e a Maestria en Gestión Universitaria da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), da Asociación de Especialistas em Gestión de la Educación Superior (AEGES), na Argentina, em 2000. O Colóquio destina-se a Autoridades, Professores, Alunos, Graduados, Pessoal não docente de universidades públicas e privadas e outros interessados ​​no assunto, e tem despertado uma nova visão sobre a universidade nas Américas.

Nas 17 edições do evento compareceram autoridades acadêmicas como ministros de Estado e secretários de Educação Superior, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e outros dirigentes do ensino superior, além de pesquisadores, professores, servidores técnico-administrativos, alunos de pós-graduação lato e stricto sensu e demais interessados na área de Gestão Universitária.

Participaram, praticamente em todas às edições do evento, países da América do Sul como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela. Países da Europa como Espanha e Portugal, bem como outros da América Latina e Caribe como Nicarágua, Costa Rica e México.

Em 2017, o evento foi organizado pela instituição anfitriã, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Brasil, Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Universidad Tecnológica Nacional (UTN) e da Asociación de Especialistas en Gestión de la Educación Superior (AEGES). No próximo ano o Colóquio será realizado na cidade de Loja – Equador, em data a ser definida.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas clicando aqui.