XII Colóquio Antero de Quental acontece em maio


Dos dias 07 a 11 de maio acontece na Faculdade Arquidiocesana Dom Luciano Mendes, em Mariana, o XII Colóquio Antero de Quental. O objetivo deste colóquio é estudar a historiografia luso-brasileira contemporânea como parte do exame dos temas e autores importantes no Brasil e em Portugal no século XX. O público alvo são os estudiosos da cultura luso-brasileira e, nesta edição, são convidados a participar os estudantes de História das Ideias e Filosofia.

Nesta edição serão examinados os principais autores que contribuíram para a construção da historiografia da filosofia luso-brasileira no século XX, objetivando verificar as mudanças no modo de abordagem deste problema, além de proporcionar uma avaliação dos estudos sobre a filosofia brasileira.

A historiografia das ideias é fundamental para organizar e sistematizar o estudo realizado durante as últimas três décadas. Os historiadores da filosofia luso-brasileira se valeram desse material acumulado para compor trabalhos cada vez mais completos e esclarecedores de nossa tradição filosófica. É esse trabalho de organização que será agora estudado mais de perto.

A programação e mais detalhes do evento podem ser acessadas aqui.