Equipe gestora do curso de Gestão em Saúde publica artigo sobre evasão no curso

Fruto da dissertação de um projeto de pesquisa que avaliou o curso de Gestão em Saúde do NEAD, o artigo “A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância”, foi publicado na revista Interface. O trabalho foi produzido pela equipe gestora do curso de especialização em gestão em saúde do NEAD/UFSJ, composto por Luciana Soares Rodrigues, Tarcísio Laerte Gontijo, Ricardo Bezerra Cavalcante, Patrícia Peres de Oliveira e Sebastião Júnior Henrique Duarte.

A produção

Este estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que a evasão pode ser minimizada por meio de ações voltadas aos fatores modificáveis, como: a capacitação de tutores e professores e implantação de estratégias pedagógicas visando reduzir as dificuldades no uso de tecnologias de informação e comunicação.

A revista

Interface – Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação on-line, em acesso aberto, interdisciplinar, trimestral, editada pela Unesp (Laboratório de Comunicação e Educação em Saúde – Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu), dirigida para a Educação e Comunicação nas práticas de saúde, a formação de profissionais de saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva  em sua articulação com a Filosofia, as Artes e as Ciências Sociais e Humanas. Prioriza abordagens críticas e inovadoras e a pesquisa qualitativa.

Para leitura completa do artigo clique aqui