Inscrições abertas para o VI SEMINÁRIO INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Estão abertas as inscrições para o VI SEMINÁRIO INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Evento gratuito, que será realizado nos próximos dias 08 e 09 de novembro. A programação conta com oficinas, mesa-redonda e exposição de resultados de pesquisas e projetos na área de inclusão. O objetivo é discutir a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos espaços sociais e, a partir do debate, encontrar medidas que possam romper as barreiras e os paradigmas que dificultam o dia-a-dia das pessoas com deficiência, não só na Universidade, mas, também, na cidade de São João del-Rei.

Programação:

DIA 08/11/2018 - QUINTA-FEIRA

- 14h às 17 horas
Local: Campus Dom Bosco
Comunicações: Apresentação de PESQUISAS e RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE INCLUSÃO

- 18h30
Cadastramento

- 19h30 min
Cerimônia de abertura – UFSJ -

- 19h30min
Local: Teatro do Campus Dom Bosco
Palestra: “Educação inclusiva e Emprego Apoiado: Estratégias Escolares e Laborais para Todas as Pessoas”
Ministrada por: Romeu Kazumi Sassaki

DIA 09/11/2018 - SEXTA-FEIRA

- 9 às 12h
Local: Teatro do Campus Dom Bosco
Mesa Redonda – Influencias das barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais e arquitetônicas quanto ao acesso e permanência das Pessoas com Deficiência aos vários níveis do ensino Brasileiro (Composta por: Jaqueline Tomaz Fiche, Wanessa Moreira de Oliveira,  Rafael Silva Guilherme, Fernanda Nascimento Corghi, Jaqueline, Dorinha Brighenti)

- 13h30min às 17horas
REALIZAÇÃO DE OFICINAS na UFSJ (CDB e CAP).

- 19h
Local: Teatro do Campus  Dom Bosco
Fechamento do SINES: SOLETRA LIBRAS –

O Soletra Libras é um projeto voluntário idealizado pela intérprete de Língua de Sinais Daiane Bispo Gonçalves e desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em parceria com o Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac). A proposta procura estimular a comunidade surda de São João del-Rei e região a ampliar, de modo recreativo,  o vocabulário  em Língua Brasileira de Sinais.

O VI SEMINÁRIO INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR (SINES) é realizado pelo Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac), Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (Nace) e GRUPO DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E URBANÍSTICA (GRAAU), todos da UFSJ, além do IFMG –campus São João del-Rei.

OBS:
O prazo final para a inscrição na palestra, oficinas e demais atividades do VI SINES será o dia 1 de novembro até 12 horas.
Inscrição pelo link www.ufsj.edu.br/sines/inscricoes.php
Mais informações e a programação completa visite: www.ufsj.edu.br/sines/programacao.php