Novos cursos de especialização promovem aula inaugural

Aconteceu, no último sábado (10), a aula inaugural do curso “Mundos nativos: saberes, culturas e história dos povos indígenas” e do curso “Engenharia de segurança do trabalho”. Os novos cursos de especialização do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei (NEAD/UFSJ) recepcionaram seus calouros com a apresentação dos cursos, explicação da plataforma moodle e palestras relacionadas a cada área de atuação.

O curso “Engenharia de segurança do trabalho” recebeu o promotor do Tribunal Regional do Trabalho de Juiz de Fora, José Reis Santos Carvalho, para falar sobre o “O papel do Ministério Público do Trabalho na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais” e o coordenador do curso – de mesmo nome – da Unicamp, Joubert Rodrigues Santos, para ministrar a palestra “Engenharia de segurança do trabalho e as perspectivas de mercado”. Para o coordenador do curso do NEAD/UFSJ, Paulo Cezar Monteiro Lamin, oferecer o primeiro curso de segurança do trabalho do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB é muito gratificante. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois há um papel social de extrema importância para com a sociedade e no processo de formação dos engenheiros e arquitetos colocados ou não no mercado. Espero oferecer um curso de excelente qualidade, uma vez que contarei com professores extremamente qualificados em suas respectivas áreas de atuação”.

Já o curso “Mundos nativos: saberes, culturas e história dos povos indígenas” contou com a videoconferência feita pelo o professor da Universidade Federal do Amapá, Giovani José da silva, referência em assuntos voltados para as questões indígenas. Segundo a coordenadora do curso, Maria Leônia Chaves de Resende, é a primeira vez que o NEAD /UFSJ oferece uma especialização em que a questão indígena é o epicentro, explicando, também, a importância de se abordar esse assunto. “O curso ‘Mundos Nativos: saberes, culturas e história dos povos indígenas’ tem o desafio de discutir o Brasil, multicultural e pluriétnico, que conta com uma diversidade extraordinária de povos indígenas. No entanto, infelizmente, a grande maioria dos brasileiros pouco sabe sobre esses povos nativos, resultando em boa medida no desconhecimento e equívocos a respeito dos saberes, culturas e história dos povos indígenas, imperando distorções, preconceitos e estereótipos alarmantes disseminados na sociedade brasileira”.

Com início às 8 horas da manhã, as aulas dos dois cursos ocorreram de forma integrada até às 9 horas no teatro do Campus Santo Antônio. A partir desse horário, a aula do curso “Engenharia de segurança do trabalho” permaneceu no teatro, enquanto a do curso “Mundos nativos: saberes, cultura e história dos povos indígenas” teve continuação no anfiteatro do mesmo Campus.

O NEAD/UFSJ recebeu, com os dois cursos, cerca de 360 novos alunos de especialização que começam novos desafios e abrem um novo ciclo de muita aprendizagem.