A aula inaugural do curso de Computação Aplicada à Educação Básica já tem data marcada


A aula inaugural do curso de Computação à Educação Básica acontece às nove horas da manhã do dia seis de abril no campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei. O curso baseia-se nos preceitos sociais e democráticos que visam uma formação crítica, articulando teoria e prática numa abordagem construtivista de ensino.

Além disso, contempla as últimas tendências computacionais, como jogos, mídias sociais e aplicativos, em nuvem e gamificação. Deste modo, os educadores devem adquirir a habilidade necessária para lidar minimamente com estas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Os materiais a serem desenvolvidos para este curso, bem como toda a metodologia de sua oferta e de seu acompanhamento e avaliação, buscam incorporar inovações computacionais e didático-pedagógicas para que novas propostas e iniciativas surjam nesta direção.

Participam desta proposta professores doutores e mestres titulados na área de Ciência da Computação nas principais instituições do país. Este curso foi criado a partir da iniciativa  de cooperação entre os professores do Departamento de Ciência da Computação (DCOMP) e do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades (DTECH), ambos da UFSJ. Os professores envolvidos na colaboração possuem experiência de pesquisa com a aplicação de computação na área de Educação.

O curso está dividido em 4 (quatro) eixos, totalizando 13 disciplinas e o TCC, com 360 horas/aula que abordam os principais conceitos relativos à área de Computação Aplicada à Educação Básica.