A Revista de Educação a Distância (REaD) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é um periódico aberto, registrado com o ISSN de acesso livre na internet, publicado quadrimestralmente, a partir de 2019. Acolhe temas relacionados a processos de Educação a Distância,  focalizando a temática Tecnologias, Práticas e Gestão na EaD, com o objetivo de difundir e debater avanços e inovações nessa área.

Eixos temáticos

Políticas e gestão na EaD

Processos formativos na EaD

Inovação tecnológica e educacional

Produção de materiais para EaD

Comunicação na EaD

Modelos de Aprendizagem

Formação de profissionais para atuar na EaD

O público- alvo são especialistas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, sendo que um dos autores deverá  ser doutor ou doutorando. As contribuições destinadas à publicação são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e deverão ser encaminhadas mediante submissão eletrônica, pelo endereço: http://www.nead.ufsj.edu.br/revista/ .

 

Copyright

A Revista Read solicita que os autores concedam a propriedade dos direitos autorais de seu artigo ou outro material editado, postulado ou publicado por ela em qualquer forma de distribuição, incluindo a publicação por meios eletrônicos e outras formas de tecnologia.

Os trabalhos aceitos para publicação resultam em propriedade da Read. É vedada a utilização dos materiais publicados com finalidade comercial.

Reprodução parcial de outras publicações

Os trabalhos que incluírem partes de textos extraídos de outras publicações devem obedecer aos limites que asseguram a originalidade do artigo. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas, ilustrações e materiais semelhantes. No caso do trabalho citar uma ou mais figuras, tabelas ou ilustrações, deve vir acompanhado da autorização escrita do autor e editor. Direitos de copyright não serão transferidos.

Trabalhos publicados em periódicos estrangeiros podem ser enviados, visando à publicação, desde que acompanhados de autorização escrita e assinada pelo editor do periódico no qual o trabalho foi publicado, escaneada e enviada por meio eletrônico ao e-mail da Revista.

Periodicidade

A Revista de Educação a Distância (Re@d) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ é um periódico aberto, registrado com o ISSN, de acesso livre na internet publicado quadrimestralmente, a partir de 2019.

 

Política de Acesso Livre

Re@d é uma publicação eletrônica, de acesso aberto na internet, mantida pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais. 

Arquivamento

Esta Revista utiliza sitema de arquivamento seguro e permanente do cache da revista, que permite preservar revistas on-line, arquivando-a.

A Revista de Educação a Distância - Read -aceita contribuições nas seguintes categorias:

1 Artigos: incluem relatos de pesquisa, relatos de experiências profissionais, ensaios teóricos e revisões críticas de literatura. Limitados a 15 páginas, incluindo páginas de rosto, resumos, referências, tabelas e figuras.

2Traduções: traduções de trabalhos, acompanhadas do consentimento escrito dos autores e editores (se se tratar de trabalho já publicado). Limitadas a 20 páginas.

3 Resenhas: revisão crítica de trabalhos recentemente publicados. Limitadas a 3 páginas.

4 Notícias: notícias sobre fatos e eventos relacionados à EaD. Limitadas a 1 (uma) página.

 

Submissões * Submissões Online * Diretrizes para Autores * Declaração de Direito Autoral * Política de Privacidade

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1 A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

2 Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

3  Os originais deverão ser apresentados em espaço duplo, em fonte Times New Roman, corpo 12, nos limites de páginas.

 

Submissões On-line

Já possui um login/senha de acesso à revista de Educação a Distâncias? ACESSO

Não tem login/senha? ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

Política Editorial

A Revista de Educação a Distância do Núcleo de Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é um periódico aberto, registrado com o ISSN, de acesso livre na internet publicado quadrimestralmente, a partir de 2019. Acolhe temas relacionados à Educação a Distância, abrangendo as temáticas Tecnologias, formação, Práticas e Gestão na EaD, com o objetivo de difundir e debater avanços e inovações nessas áreas. Destina-se a especialistas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

As contribuições destinadas à publicação são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e deverão ser encaminhadas mediante submissão eletrônica, para o endereço: http://www.nead.ufsj.edu.br/revista/ 

Política editorial: Avaliação

Os textos serão encaminhados para avaliação, sem identificação de autoria, e serão apreciados por pelo menos dois consultores externos ad hoc, escolhidos pela Comissão Editorial, que determiná, de forma anônima, em esquema de blind review: a) Se o artigo será publicado sem alterações; b) Se o artigo será publicado após modificações; c) Se o artigo será recusado; d) Em caso de controvérsia, o artigo será encaminhado a um terceiro parecerista.

Os autores poderão acompanhar o processo editorial, via internet, mediante acesso ao Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas .

A decisão final sobre a publicação de um artigo cabe ao Conselho Editorial que apreciará a versão reformulada, podendo solicitar outras modificações.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo total e revisão técnica de seus artigos, embora o Conselho Editorial possa efetuar pequenas alterações no texto para adequá-lo às normas técnicas de publicação ou corrigir eventuais erros gramaticais.

Na publicação do último número de cada ano, serão publicados os nomes dos pareceristas que realizaram a seleção dos artigos daquele ano, sem especificar quais artigos analisaram.

  Diretrizes para Trabalhos 

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol, francês ou inglês, desde que adequadamente revisados.

Formatação

O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc ou .docx; não serão aceitos arquivos em .pdf), segundo formatação exigida pelas normas da ABNT::

  • Fonte:  Arial- tamanho 12 – cor: preta. 
  • Nas citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.
  • Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas, pela nova norma NBR 6023 (2018) esta orientação se aplica às expressões latinas apud e et al.
  • Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
  • Parágrafos modernos (espaço entre parágrafos sem recuo na primeira linha)
  •  Espaçamento: 1,5 entre linhas;
  • As notas de rodapé devem estar em Arial, fonte 10, entrelinha simples e adicionadas, somente se imprescindíveis.
  • As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento dupl

Estrutura do artigo

Para os artigos, a estrutura básica a ser seguida é: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Na Introdução devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo (ABNT NBR 6022, 2018, item 5.2.1). No Desenvolvimento, deve contar a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado, dividindo-se em seções e subseções, que variam de acordo com a abordagem do tema e do método (ABNT NBR 6022, 2018, item 5.2.2). Nas Considerações finais, se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses (ABNT NBR 6022, 2018, item 5.2.3).

O artigo deverá possuir no mínimo 10 e no máximo 25  páginas. A figura 1, permite visualizar a estrutura do artigo, que será detalhada a seguir.

Figura 1 – Estrutura de artigo -  ABNT 2018

ELEMENTOS

ESTUTURA

 

Pré-textuais

Título

Autores, com identificação institucional e e-mail em nota de rodapé

Resumo e palavras-chaves  no idioma da revista

Resumo e palavras-chaves em outro idioma (inglês, espanhol, francês) opcional

 

Textuais

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO (Revisão bibliográfica, seções do artigo)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Pós-textuais

Referências

Glossário, apêndice, anexos, agradecimentos (opcionais)

 

Fonte:  https://www.slideshare.net/esalq/apresentacao-de-artigo-cientifico

Numeração de seções

TÍTULOS E SUBTÍTULOS

Segundo as normas ABNT, os títulos e subtítulos devem ser alinhados à esquerda e devem ser numerados com algarismos arábicos, seguindo o sistema de numeração progressiva.

Deste modo, os capítulos primários são indicados com números inteiros e os subtítulos são indicados pelo número do título primário a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído na sequência em que aparece no texto, sendo separado por ponto.

Exemplo:

1 TÍTULO PRIMÁRIO (Não colocar ponto ou traço após o número)

1.1 TÍTULO SECUNDÁRIO

1.1.1 Título terciário

1.1.1.1 Título quaternário

 

Fonte: https://blog.mettzer.com/normas-abnt/#16_Titulos

 

Estrutura de Artigo

TÍTULO EM PORTUGUÊS (ARIAL 12, NEGRITO, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO, ESPAÇAMENTO SIMPLES)

Nome do autor ou autores

O nome do(s) autor(es) deve conter a informação mínima necessária para identificar cada autor. Isto é, uma breve descrição deve aparecer como nota de rodapé na página de abertura: nome, filiação institucional e titulação dos autores, telefone e e-mail.

A identificação do professor orientador segue a mesma forma de identificação, em nota de rodapé. Colocar o(s) nome(s) do(s) professor(es) orientador(es), apresentando a titulação destes (Es – para Especialista, Me – mestres, Dr – doutor, pos- doc), além do endereço institucional (curso, unidade e núcleo a que pertence) e o endereço eletrônico (e-mail).

RESUMO

Texto, com uma quantidade predeterminada de palavras, cerca de 5 a 15 linhas (100 a 250 palavras (ABNT NBR6028, 2003, item 3.3.5), acompanhado de uma versão em inglês (abstract) no qual se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. O resumo deve ser formatado em Arial 12, justificado, com espaçamento entre linhas simples. Não deve conter citações. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 2) .

Palavras-chave: Primeira. Segunda. Terceira palavra.

Indicar de três a cinco palavras-chave para indexação do trabalho, separadas entre si por ponto, seguido  de inicial maiúscula (NBR 6028, 2003, p. 2).

ABSTRACT (Arial, 12, espaçamento simples)

Deverá ser escrito e formatado com os mesmos critérios do resumo. Somente deverá existir para os trabalhos submetidos em português e espanhol.

Key words: Primeira. Segunda. Terceira palavra.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo da Introdução é situar o leitor no contexto do tema pesquisado, oferecendo uma visão global do estudo realizado, esclarecendo as delimitações estabelecidas na abordagem do assunto, os objetivos e as justificativas que levaram o autor a tal investigação para, em seguida, apontar as questões de pesquisa para as quais buscará as respostas. Recomenda-se colocar no último parágrafo da introdução um breve resumo das seções que serão apresentadas ao longo do artigo. Em suma: apresenta e delimita a dúvida investigada (problema de estudo

 Formatação dos trabalhos

 Os trabalhos devem ser formatados seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As citações, de acordo com as normas da ABNT NBR 10520 (2002), podem ser indiretas e diretas. As citações indiretas é quando o texto é baseado no autor consultado, nesse tipo deve ser indicado o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o ano da obra. Já nas citações diretas, além do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação da obra é obrigatório indicar a numeração da página que foi extraído o texto. “As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem ser contidas entre aspas duplas” (ABNT NBR 10520, 2002, p. 2).

 

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (Arial 10) que a do texto utilizado e sem as aspas (ABNT NBR 10520, 2002, p.2).

 

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/59480-aprenda-usar-normas-abnt-trabalhos-academicos.htm

Em início de textos, as citações chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título da obra consultada devem ser em letras maiúsculas e minúsculas, como: Authier-Reiriz (1982). No final dos textos, as referências das citações devem estar entre parênteses, em letras maiúsculas, como (DERRIDA, 1967, p. 293).

Para referenciar as citações de mais de três autores, deve-se indicar apenas o sobrenome do primeiro, acrescentando a expressão ‘et al.’. Exemplos: Passos et al. (2014, p. 15) e (FONSECA et al., 2016).

 

Outras normas sobre citações devem ser consultadas na ABNT NBR 10520:2002.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Os Relatos de Experiência devem descrever e analisar experiências desenvolvidas em ambientes educacionais, preferencialmente envolvidas com o ensino tecnológico. Deverá seguir a estrutura básica dos artigos.

É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para ampliação do conhecimento e consequente melhoria na área em questão. Nesse tipo de texto, admite-se mais liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, porém deve-se manter a seriedade que um trabalho científico requer.
Fonte: O relato de experiência. Disponível em http://www.ufjf.br/nutricaogv/files/2016/03/Orienta%C3%A7%C3%B5es-Elabora%C3%A7%C3%A3o-de-Relato-de-Experi%C3%AAncia.pdf . Acesso em 18/04/2017. 

RESENHAS

As Resenhas consistem em análise crítica e interpretativa de obras lançadas de até no máximo cinco anos, na área de educação, sendo do resenhista a inteira responsabilidade das opiniões emitidas. Para as resenhas, a estrutura básica a ser seguida é: Dados bibliográficos da obra resenhada, Síntese da obra e Considerações sobre a obra. Informe os dados bibliográficos a respeito da obra que está sendo resenhada.

Seguem algumas perguntas a título de sugestão para elaborar uma resenha:

  • Qual o assunto que é abordado no livro?
  • A obra possui alguma característica especial?
  • Como o assunto é abordado no livro?
  • Qual é a tese do autor?
  • Qual a intenção do autor com a obra?
  • Quais conhecimentos prévios são exigidos para entender a obra?
  • O autor dirige sua obra para qual leitor?
  • Você consegue compreender o tema?
  • O livro foi escrito de modo interessante e agradável?
  • Você acredita que as ilustrações foram bem escolhidas?
  • O livro foi bem organizado?
  • Você acha que o leitor acha o livro útil?
  • Qual conclusão você chegou ao comparar essa obra com outras similares e com outros trabalhos do mesmo autor?

Fonte: https://www.tuacarreira.com/resenha-critica/

RECOMENDAÇÕES GERAIS:

Siglas

 As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve ter a forma completa do nome, seguida da sigla escrita entre parênteses (ABNT NBR 6022, 2018, item 6.4). Por exemplo: Ministério da Educação (MEC).

Ilustrações, figuras e imagens nas normas ABNT

É permitido, e até aconselhável, incluir no corpo do texto fotos, gráficos, imagens ou ilustrações importantes que sejam citadas nele ou que facilitem a compreensão do conteúdo. Para fins de padronização, todos esses elementos ilustrativos são chamados de figuras (desenho, esquema, fluxograma, quadros, fotografia, mapa, entre outros) -, segundo as normas ABNT NBR 6022 (2018), devem ter sua identificação na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. A fonte da ilustração é elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor, devendo ser indicada após a ilustração. Veja exemplo:

Destaca-se que as ilustrações devem citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme Figura abaixo.

A figura, a fonte e o título precisam ser centralizados e estar perto do texto em que ela foi mencionada.

As diferenças entre  quando e tabela, segundo as normas ABNT:

  • um quadro é formado por linhas horizontais e verticais, sendo fechado em todas as suas extremidades e geralmente é utilizado para expressar dados qualitativos.
  • Já uma tabela é formada exclusivamente por linhas verticais, não apresentando bordas demarcadas, e é utilizada para expressar dados quantitativos. Exemplo

Tabela - Número e proporção de docentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Capes*, segundo faixa etária, Brasil, 2002.

Fonte: * Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior

Exemplos de referências bibliográficas por tipo de material

1 Livro – um autor

O título deve ser destacado, de forma uniforme, em todas as referências de um mesmo documento, utilizando-se os recursos tipográficos (negrito ou itálico). O subtítulo não deve ser destacado. –

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

 2 OBRAS COM DOIS AUTORES

 segue o mesmo procedimento, separando os autores por ponto e vírgula.

Exemplo:

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p.

3 OBRA COM MAIS DE DOIS AUTORES 

 Indica-se o primeiro e acrescenta-se a expressão latina et al. (e outros), ou seja, após o primeiro nome que aparece na capa do livro, deve-se acrescentar o termo latino et al.  Esta expressão deve ser escrito em caracteres normais, sem negrito, sem itálico ou sublinhado, por se tratar de expressão já incorporada ao domínio da nossa língua, destaca Furasté (2003, p. 80).

SILVA, L. et al. Como a poluição afeta nossa Saúde. 2. ed. Curitiba: Sol Nascente, 2002.

  • CAPÍTULO DE LIVRO  

Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. "In": nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo.

 Exemplo:

OLIVEIRA, Edson. Evolução da contabilidade. In: OLIVEIRA, Edson. Contabilidade informatizada. São Paulo: Atlas, 1997. Cap. 1, p.11-12.

Autoria igual à autoria da obra no todo

SOBRENOME, Prenome. Título (do capítulo) In: ______. Título (do livro no todo) Local: Editora, ano. Cap. nº (se houver), página inicial e final.

Exemplo:

GADOTTI, Moacir. A Paixão de Conhecer o Mundo. In: ______. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 5, p. 58-73.

 Artigo de Revista

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano

SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

NEIVA, Paula. O prazer da gordura. Veja, São Paulo, v. 37, n. 21, p. 65. 26 maio 2004.

  1. a) Matéria assinada

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia, mês e ano. Título do caderno, seção ou suplemento, página inical e final.

 Exemplo

AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas cristãs para diálogo sobre o Pacto. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno Econômico, p. 13.

  1. b) Sem citar a Seção ou título do caderno

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, página inicial e final, dia, mês e ano.

 Exemplo

LEAL, L. N. MP Fiscaliza com Autonomia Total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

  1. c) Artigo de jornal não assinado (sem nome de autor)

    MULHERES têm que seguir código rígido. O Globo, Rio de Janeiro, 31 jan. 1993, 1 caderno, p. 40.  

Obs.: escreve-se em maiúscula até a primeira palavra significativa do título

 

AUTOR ENTIDADE COLETIVA  (Associações, Empresas, Instituições).

Obras de cunho administrativo ou legal de entidades independentes, entrar diretamente pelo nome da entidade, em caixa alta, por extenso, considerando asubordinação hierárquica, quando houver.

Exemplo

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. informação e documentação: referências - elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

 Quando se tratar de órgãos governamentais da administração (Ministérios, Secretarias e outros) entrar pelo nome geográfico em caixa alta (país, estado ou município), considerando a subordinação hierárquica, quando houver

Exemplo

BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional. Educação profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Brasília: SEFOR, 1995. 24 p.

NOME DO CONGRESSO. número, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Título… Local de publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume, confira os exemplos.

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO,2., 17., 1994, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: FEBAB, 1994.

 SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 3., 1993, Brasília. Anais... Brasília: MEC, 1994. 300 p.

Trabalho de seminário, com autoria

GUNCHO, M. R. A educação à distância e a  biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD.

Trabalho de  congresso publicado em meio eletrônico

AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo.   In: NOME DO EVENTO, n.º, ano, local de realização. Título da publicação: subtítulo. Local da publicação:   Editora, data. Páginas inicial e final do trabalho.

 BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGB orientado à objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

 Atenção: Para trabalhos consultados em meio eletrônico, seguir o modelo acima, acrescido das informações sobre a disponibilidade e o acesso:Disponível em: <endereço eletrônico completo>. Acesso em: data.

Exemplo

SABROZA, P. C. Globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DEEPIDEMIOLOGIA, 4., 1998. Rio de Janeiro: Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ABRAÇO, 1998. Mesa-redonda. Disponível em:<http://www.abrasco.com.br/espinosa98/>. Acesso em: 17 jan. 1999.

Filmes e vídeos constituem a categoria "Imagens em movimento", cujos elementos essenciais  da referência são: título, indicação de responsabilidade (diretor, produtor), local, produtora, duração, ano e tipo de suporte.

Recomenda-se citar também os elementos complementares, ou seja, outras indicações de responsabilidade (coordenação, intérpretes, roteiro, música), indicação de som (tipo de som), de cor e informações consideradas relevantes.

 TÍTULO. Autor e indicação de responsabilidade relevantes (diretor, produtor, realizador, roteirista e outros). Coordenação (se houver). Local: Produtora e distribuidora, data. Descrição física com detalhes de número de unidades, duração em minutos, sonoro ou mudo, legendas ou de gravação. Série, se houver. Notas especiais.

Exemplo

 NOME da rosa. Produção de Jean-Jaques Annaud. São Paulo: Tw Vídeo distribuidora, 1986. 1 Videocassete (130 min.): VHS, Ntsc, son., color. Legendado. 

Três autores – capítulo – obra organizada SILVEIRA, L.; ALMEIDA, R. R.; MACEDO, J. Como ler textos de ficção. In: MADUREIRA, L. (Org.). Percursos da literatura brasileira. São Paulo: Cortez, 2017. p. 63-76.

Os sobrenomes de todos os autores devem ser mostrados na primeira citação. Da segunda citação em diante, apenas o sobrenome do autor principal é citado, seguido de "et al" e do ano de publicação.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1 A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

2 Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2 MB).

3  Os originais deverão ser apresentados em espaço 1,5, em fonte  Arial, corpo 12, nos limites de páginas para cada categoria.

 Declaração de Direito Autoral

 Declaro que o trabalho submetido à Revista de Educação a Distância, (Read) mantido pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.

Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.

Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.

No caso do artigo ser aprovado, autorizo essa Revista a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.

Concordo e aceito os termos desta declaração.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos encaminhados para avaliação, sem identificação de autoria, serão apreciados por pelo menos dois Consultores Externos ad hoc, escolhidos pela Comissão Editorial, que determinarão de forma anônima, em esquema de blind review: a) Se o artigo será publicado sem alterações; b) Se o artigo será publicado após modificações; c) Se o artigo será recusado; d)Em caso de controvérsia será encaminhado a um terceiro parecerista.

Os critérios utilizados para avaliação são:

  • Tema (atual e relevante)
  • Objetivos (claros e bem definidos)
  • Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)
  • Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)
  • Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)
  • Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)
  • Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
  • Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
  • Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

Os autores poderão acompanhar o processo editorial, via internet, mediante acesso ao Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas.

A decisão final sobre a publicação de um artigo cabe ao Conselho Editorial que apreciará a versão reformulada, podendo solicitar outras modificações.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo total e revisão técnica de seus artigos, embora o Conselho Editorial possa efetuar pequenas alterações no texto para adequá-lo às normas técnicas de publicação ou corrigir eventuais erros gramaticais.

Após a publicação do último número de cada ano, são publicados, no endereço eletrônico da revista, os nomes dos pareceres.

Submetido em xx/xx/xxxx.

Aceito em xx/xx/xxxx.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 Na dinâmica do grupo operativo, enfatizamos o entrelaçamento da tarefa externa e da tarefa interna, lembrando que o objeto de análise é tudo aquilo que cria resistência ao desenvolvimento da tarefa externa. Ou seja, tomamos aqui a diretriz, já apontada por Berger, de que se há resistência e transferência em tudo, no grupo operativo a transferência a ser analisada restringe-se àquelas que estão transversalizadas na

 A Revista de Educação a Distância é uma publicação eletrônica, mantida pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei. É um periódico aberto, registrado com o ISSN, de acesso livre na internet publicado quadrimestralmente, a partir de 2019. http://www.nead.ufsj.edu.br/revista/

 A Revista de Educação a Distância (Re@d) convida pareceristas para contribuir com o periódico. A chamada tem o objetivo de ampliar o banco de profissionais já existente, dentro do universo de nossos trabalhos.

O perfil de Parecerista acolhe os seguintes requisitos:

• Escolaridade mínima: doutorado completo;

• Disponibilidade para a realização pontual de pareceres, em sistema blind review (revisão às cegas).

Para inscrever-se como Parecerista, o pesquisador deverá acessar o link: http://www.nead.ufsj.edu.br/revista/ e cadastrar-se como Avaliador. Além disto, pedimos que envie um e-mail para read@ufsj.edu.br com o assunto: Cadastro de Parecerista, contendo os seguintes dados:

Nome completo

Afiliação Institucional

Área de conhecimento e instituição em que cumpriu o Doutorado

Áreas de interesse para avaliação

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