MEDIAÇÃO DIDÁTICA E MÉTODOS INOVADORES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Gisele Cristina Boucherville
  • José Armando Valente
Palavras-chave: Sociedade digital, Didática, Metodologias Ativas

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico que corrobore com a nova visão com relação à sociedade digital e ao diálogo entre professor, aluno e saber. O método de pesquisa utilizado é de cunho qualitativo e bibliográfico e sua natureza é a pesquisa básica, pois, tem como objetivo gerar novos conhecimentos. O referencial teórico utilizado para a execução deste estudo baseia-se em autores como Martins (1991), Floridi (2015), Moran (2015) e Valente, (2014). Esses autores evidenciam o uso de métodos inovadores, como o Método de ensino híbrido, o Método da sala de aula invertida, o Método da rotação por estações de aprendizagem e o Método do ensino que faz uso de ferramentas como: abordagens colaborativas, comunidades de prática, utilização de recursos multimídia, educação aberta, autonomia do aluno, novas formas de avaliação e a aprendizagem mista. Os resultados e as conclusões desse estudo  apontam na direção do uso dos métodos inovadores e os novos instrumentos de ensino e de aprendizagem como parte da didática referente à linguagem e à comunicação do professor conectado ao mundo digital do aluno.

Publicado
2019-10-23