O O USO DE MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS PUBLICADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

  • Mariana Elizabeth da Silva Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Matheus Berto da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Palavras-chave: Educação a distância, Mídias digitais, Tecnologias na educação

Resumo

Este trabalho se propôs a investigar pesquisas brasileiras que tratam sobre o uso das mídias digitais em projetos de educação a distância. Para isso utilizou-se análise bibliométrica de artigos publicados no portal de periódicos da CAPES que relacionassem os assuntos “educação a distância” e “mídias digitais”, no período de 2009 a 2018. Foram encontrados 63 artigos abordando os dois temas, mas dentre estes apenas 15 (23,8%) relacionavam-se ao objetivo deste trabalho, demonstrando uma carência de pesquisas sobre esses assuntos. A análise das palavras-chave e referências bibliográficas concluiu que existe uma pluralidade de áreas de conhecimento que se interessam pelo uso das mídias digitais nos processos educativos, dentre as quais se destacam a educação, ciências sociais e tecnologia, e que o maior interesse entre os pesquisadores é o de formar professores que integrem o uso dessas mídias à sua prática pedagógica
Publicado
2019-11-18