PROCESSOS AVALIATIVOS EM CURSOS A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES CONCRETAS DENTRO DE UM CAMPO CONCEITUAL CONTROVERSO

  • Júlio Resende Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Andreia Cristina Xavier
  • Lacilene Ferreira Costa
Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Teorias do Conhecimento.

Resumo

O surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação influenciam o modus operandi da sociedade e, paradoxalmente, influenciam o modus vivendi entre a educação presencial e a Educação a Distância. Procuramos discutir a avaliação da aprendizagem em cursos desenvolvidos nessa modalidade, tendo como ponto de partida a especificidade de seus processos pedagógicos. O propósito central do texto foi a reflexão sobre epistemologia da avaliação da aprendizagem na Educação a Distância e suas implicações no processo de construção do conhecimento. Optamos por um estudo de caráter qualitativo e descritivo, alicerçado na pesquisa bibliográfica. O aluno como centro do esforço pedagógico, a interação constante entre docente e discente, a concepção de avaliação enquanto instrumento que orienta a tomada de decisões, a abordagem dialética e a opção pela avaliação diagnóstica e formativa representam nossas principais descobertas com o estudo.

Publicado
2019-11-22