TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

  • Renata Chrystina Bianchi de Barros Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)
Palavras-chave: Educação a Distância, Tecnologia, Linguagem, Análise de Discurso

Resumo

A tecnologia é regularmente afirmada como instrumento de facilitação no processo de ensino e aprendizagem, sendo apresentada como justificativa de inovação e desenvolvimento no âmbito da Educação. Numa relação oposta, são pouco usuais as reflexões que questionam os processos implicados no funcionamento da tecnologia aplicada à Educação, ou sobre as implicações das tecnologias sobre o processo de constituição dos sujeitos, ou sobre seus modos de determinação das práticas cotidianas. Do campo das ciências da linguagem, neste texto, produz-se certa reflexão sobre a articulação entre tecnologia e Educação pensando possibilidades para a transformação das práticas de ensino. Objetiva-se discutir as implicações das tecnologias aplicadas à Educação a Distância, sobretudo, apresentando certa compreensão sobre a prática de ensino na EaD e as implicações da tecnologia sobre a produção de objetos de aprendizagem pelo professor.
Publicado
2019-10-23