EAD, E-LEARNING E M-LEARNING NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

  • Eduardo Henrique de Matos Lima UFSJ
  • José Manuel Emiliano Bidarra de Almeida
Palavras-chave: Educação a Distância; e-Learning; m-Learning; Ciberultura.

Resumo

A Educação, como base de sustentação e desenvolvimento da sociedade, necessita de constante aprimoramento para estar adequada a um novo contexto, em que surgem frequentemente novas tecnologias e um novo perfil de estudante que tem acesso a diversos recursos. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdics) estão sendo utilizadas na Educação, e é nesse contexto que a Educação a Distância (EaD) vem ganhando destaque. Embora a EaD tenha se iniciado por meio dos cursos por correspondência, outras ferramentas foram sendo apropriadas para que os cursos pudessem ser oferecidos contemplando novas tecnologias. Consideramos em nossa reflexão que tanto o e-learning como a m-learning são fenômenos da cibercultura por assumirem ou terem vinculados os princípios da cibercultura, que se apresenta como uma possibilidade de interpretação/compreensão do atual contexto, contribuindo para uma abordagem ou concepção acerca da Educação na contemporaneidade, com aspectos que possam ser favoráveis para adequações nesse cenário, impulsionando mudanças no âmbito educacional.
Publicado
2019-10-16