NEAD/UFSJ é o primeiro Núcleo de Educação a Distância do Brasil a oferecer curso de Engenharia de segurança do trabalho

Acontece no próximo sábado (10), no teatro do campus Santo Antônio, a aula inaugural do curso de Engenharia de segurança do trabalho do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei (NEAD/UFSJ). Com início às 8 horas da manhã e previsão de término para o meio dia, a aula vai apresentar o curso para os novos alunos e contará com duas palestras: “O papel do Ministério Público do Trabalho na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais” e “Engenharia de Segurança do Trabalho e as perspectivas de mercado”.

O curso oferece 210 vagas, distribuídas por 6 polos: Araxá (MG), Barroso (MG), São Sebastião do Paraíso (MG), Araras (SP), Conselheiro Lafaiete (MG) e Matão (SP). Esse novo curso de especialização chega ao NEAD/UFSJ com o objetivo de atender aos alunos graduados em alguma das engenharias e/ou arquitetura, preparando esses profissionais para atuar amparados pelas Normas e Legislação vigentes no país. Serão abordados os aspectos políticos, econômicos e sociais sobre essa área de atuação, conscientizando e ensinando o aluno sobre as suas responsabilidades como Engenheiro de Segurança do Trabalho, além de informá-lo sobre as penalidades civil e criminal a ele associadas.

De acordo com o Coordenador do curso de Engenharia de segurança do trabalho, Paulo Cezar Monteiro Lamim Filho, o NEAD/UFSJ será o primeiro Núcleo de Educação a Distância, no Brasil, pertencente ao Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, a oferecer um curso dessa natureza totalmente gratuito. Ele explica também a relevância de um curso que aborde essa temática. “De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil ocupa, hoje, o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. A cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38m, um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho. Dessa forma, é preocupante a situação atual dos trabalhadores brasileiros no que diz respeito a sua integridade física e mental em seus respectivos ambientes de trabalho”.

Segundo dados obtidos no Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho (MPT-OIT): 2017, o total de Gastos da Previdência com Benefícios Acidentários estimados desde 2012 até hoje é de R$ 73.184.781.526. Atualmente, estima-se que o Brasil perde, por ano, 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB) com gastos decorrentes de “práticas pobres em segurança do trabalho” e o país gasta 6% do PIB em educação pública por ano. “Observa-se recentemente que a Engenharia de Segurança do Trabalho vem sendo cada vez mais solicitada por empresas de vários segmentos e por órgãos públicos. Em função do grau de risco a qual os trabalhadores estão expostos, há a necessidade do cumprimento de uma legislação específica que os obriga a contratar um profissional em segurança do trabalho: Portaria 3.214 de 08 junho de 1978 e Resolução 359 de 31 julho de 1991 que regulamenta o exercício da profissão”, ressalta Lamim.

Ao todo o curso teve 1.106 inscritos, cerca de 5 por vaga. Com duração de 4 semestres letivos, 2 anos, a carga horária de disciplinas obrigatórias é de 565 horas e a carga horária das disciplinas complementares é de 120 horas, totalizando em 685 horas de curso.