Aperfeiçoamento

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - CAEC

O curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo tem como objetivo ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na Educação do Campo, visando contribuir para a oferta de um ensino contextualizado às realidades de suas populações, de qualidade e em conformidade com as Diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação para as Escolas do Campo (Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002).

O referido curso é resultado da parceria do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei (NEAD/UFSJ) com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) e tem como público alvo professores, gestores, psicólogos escolares, técnicos, líderes de assentamentos e acampamentos de movimentos sociais da terra e demais interessados que estejam atuando ou envolvidos na Educação do Campo.

Ao fim do curso o estudante deverá ter adquirido conhecimentos sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil, educação do campo, políticas públicas para educação e educação do campo, metodologia de pesquisa em educação, agroecologia e relações sociais, práticas em agroecologia para educação e, por fim, ter refletido sobre a própria prática a luz dos textos estudados e apresentar um trabalho de conclusão de curso.

O CAEC é gratuito e não exige graduação. Ele tem duração de oito meses, com uma carga horária total de 240 horas/aula, desenvolvidas a distância e em três encontros presenciais realizados nos polos de apoio presencial nos municípios de Ilicínea e Francisco Sá, ambos em Minas Gerais.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM "CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS

O curso de aperfeiçoamento em “Culturas e Historia dos Povos Indígenas” visa a atender a exigência da Lei 11.645 de 2008 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a “obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” em consonância com a gestão da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena (CGEEI/MEC). Nesse sentido o curso tem por objetivo capacitar professores da rede pública e privada, gestores, técnicos, comunidade acadêmica e interessados nos conteúdos pertinentes a essa temática.

O curso é promovido pelo NEAD – Núcleo de Educação a Distância vinculado a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI / MEC, oferecido gratuitamente na modalidade de ensino à distância (EAD), via plataforma Moodle, com carga horária de 240 horas. Serão oferecidas neste curso 120 vagas.

Entendemos que a qualificação dos professores das redes públicas e privadas na esfera municipal, estadual e federal bem como a socialização do conhecimento sobre os povos indígenas do Brasil é de fundamental importância na construção de uma sociedade democrática.

Profa. Maria Leônia Chaves de Resende
Coordenação do Curso em Culturas e história dos Povos Indígenas (CHPI) -