São João Del Rei foi fundada em 1704, com o nome de Arraial Novo Rio das Mortes. Em 1713, para presentear Dom João V, Rei de Portugal, o Arraial foi nomeado Vila de São João del-Rei.

Uma característica marcante de nossa cidade são as igrejas barrocas do século XVIII como por exemplo: Catedral-Basílica do Pilar (fundada em 1721), Igreja do Rosário (fundada em 1720), Igreja do Carmo (fundada em 1733), Igreja de Nossa Senhora das Mercês (fundada em 1769) e Igreja de São Francisco de Assis (fundada em 1774) que tem projeto e decoração do Aleijadinho, um dos maiores artistas barrocos do país. Para o encanto dos locais e turistas, a cidade mantém viva uma tradição de séculos: o repicar dos sinos das igrejas, que são executados por sineiros da cidade. Tal costume fez dela a “cidade dos sinos” e a "terra onde os sinos falam".

No Centro Histórico destaca-se o Memorial Tancredo Neves, Ponte do Rosário, Museu Ferroviário, Rua Santo Antônio com suas casas tortas. São João del Rei também celebra a sua tradição religiosa através da atividade musical sacro-barroca e de cerimônias como a Semana Santa, onde podemos apreciar os tapetes decorativos confeccionados com areia, serragem e pétalas pelos moradores e turistas.

Além disso, há várias cachoeiras em São João del-Rei e proximidades para conhecer: Cachoeira do 14, Cachoeira Reserva do Cala Boca, Cachoeira do Bom Despacho, Cachoeira do Urubu, Cachoeira do Mangue. E podemos também passear de Maria Fumaça por 12 quilômetros de São João del-Rei à Tiradentes em deliciosos 50 minutos de apreciação de uma paisagem encantadora! A locomotiva a vapor tem capacidade para 280 passageiros.

Venha ao II CONEAD promovido pelo NEAD/UFSJ! Venha à São João del-Rei!