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Minicursos e Oficinas

Nesta edição do Evento interessados podem enviar propostas de minicursos/oficinas a serem apresentados nos dias 21 e 22 de fevereiro. As propostas podem ser encaminhadas até 15 de dezembro de 2013 para o email seminario@nead.ufsj.edu.br. Para cada oficina, deve-se informar: nome(s) do autor(es), instituição e titulação, objetivo, metodologia (ementa).


Minicurso - Oficina / Sexta 21- 8h30 às 12h

Minicurso - Oficina

Ementa

Transformação dos modos de educação da infância na contemporaneidade

Profa. Maria Margarete Pinto Chaves (UFJF)

O minicurso será desenvolvido em duas etapas:
Primeira Etapa:

  • Exposição do filme “A invenção da Infância”, documentário, dirigido por Liliana Sulzbach, também roteirista do filme, produção de Liliana Sulzbach e Mônica Schmiedt, duração de 26 minutos, produzido no ano 2000, no Rio Grande do Sul – Brasil.
  • Discussão da temática do filme fundamentando-se na teoria da Descoberta da Infância de Áries, no texto de Jacques Gélis“ A individualização da criança” e na teoria do Desaparecimento da Infância de Neil Postmann.

Segunda Etapa:

  • Exposição do filme: “Criança, a alma do negócio”, documentário dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, em 2008, com duração de 48 minutos. O filme aborda a sociedade de consumo e as mídias de massa na formação de crianças e adolescentes.
  • Discussão da temática do filme fundamentando-se nas discussões de Deleuze sobre a Sociedade de Controle, nas discussões sobre as transformações na educação infantil da socióloga Suzanne Mollo-Bouvier e das psicanalistas Bernadino e Kupfer.

Construindo WebSites com Adobe Muse – (sem a necessidade de escrever códigos)

Msc. Frederico Gerken | Adobe Certified Expert | Adobe Certified Instructor | Nead | UFSJ

O digital avança em grande velocidade, mas ainda uma grande quantidade de pessoas, incluindo profissionais da área da educação  e acadêmicos, gostaria de ter um website na internet. Contudo, não o fazem em função da curva de aprendizagem que os softwares e linguagens disponíveis no mercado  exigem.

O Adobe Muse tem se mostrado uma eficiente ferramenta, de fácil uso  e com alta produtividade para a construção de websites  que contenham textos, imagens, hiperlinks, vídeo, álbuns de Fotos e interações .
É adequado para profissionais que desejam publicar websites, mas não são de áreas que envolvem a programação de computadores ou afins, e gostariam de utilizar tal metodologia para publicação de informações que podem envolver um projeto acadêmico, portifólios, resultados de pesquisas, etc.

Voltado para os interessados em aprender sobre a construção e publicação de websites, utilizando uma metodologia ágil que não exije aprender a codificação de linguagens.

PREZI aplicado à Educação a Distância

Júlio Resende Costa
Mestrando em Educação (UFLA)
Designer Instrucional do Nead / UFSJ

O Prezi é um software on-line para a criação de apresentações não-lineares (alternativa ao Power Point, Keynote, Impress etc.).O Prezi não necessita de slides para fornecer uma apresentação completa. Tudo é apresentado em uma estrutura única. É uma ferramenta inovadora para fazer apresentações de impacto. A barra de ferramentas é leve e de fácil acesso, compatível com imagens (jpg, gif, entre outras), áudios e vídeos do Youtube (ou não).

O minicurso “Prezi aplicado à Educação a Distância” tem como objetivo capacitar os interessados a utilizar essa poderosa ferramenta para maximizar as potencialidades do processo ensino-aprendizagem em EaD através da interatividade, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem ou a “nuvem”.

O minicurso será ministrado presencialmente, utilizando um terminal de computador conectado à internet por cursista. O autor apresentará o passo a passo da construção de uma apresentação Prezi em atividades educativas na modalidade EaD. Cada momento do processo de construção desse projeto-piloto será didaticamente explicado, permitindo que os cursistas acompanhem esse processo e construam sua própria apresentação durante o minicurso.

Educação sem Fronteiras, Transdisciplinaridade em Questão 

Profa. Gisele Cristina de Boucherville (Mestre em Educação pela UFJF)
Profa. Sônia Moraes Haddad - Educadora, consultora e empresária

Profa. Dra. Maria F de Mello - Consultora em ações educacionais fundamentadas na Transdisciplinaridade (TD) Membro ativo do Centro de Educação Transdisciplinar (CETRANS) em São Paulo e do Centro de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares (CIRET) em Paris.

Será desenvolvido todo um histórico da educação informal, que é o nascedouro da educação transdisciplinar.
A partir disso olharemos os casos bem-sucedidos de educação que puderam fazer diferença sendo diferentes dentro de um sistema engessado.
Casos como- LOCAL- Escola Catavento
NACIONAL- Projeto Ancora
INTERNACIONAL- Escola da Ponte

Desenvolveremos presencialmente um olhar para a resolução de problemas e também para tipos de aprendizagens significativas.

Novas mídias no Ensino de História na Educação Básica
Prof. Dr. José Petrúcio de Farias Júnior (UNIFAP)

Ao repensar o papel da escola e do ensino e sua relação com as novas mídias, especificamente no ensino de História, buscamos novas formas de interpretar e repensar a construção do conhecimento histórico escolar e suas limitações, pois a aplicação desses recursos de ensino deve estar pautada na ideia de que o aluno está no centro do processo de aprendizagem. Diante disso, pretende-se, no transcorrer do minicurso, refletir sobre situações de aprendizagem que oferecem condições para o aluno se situar na história como agente construtor do conhecimento histórico, o que possibilita o desenvolvimento de sua capacidade de ser crítico, de se expressar, de questionar e de ter uma autodisciplina nas tarefas escolares.

Minicurso - Oficina / Sábado 22 - 8h às 10h

Oficina - Minicurso

Ementa

Cultura Digital: possibilidades e desafios às práticas pedagógicas

Márcio Roberto de Lima (UFSJ)

Cultura digital: Conceito e histórico;
Implicações da cultura digital nos processos de ensino-aprendizagem;
Possibilidades interativas do ciberespaço: uso do Facebook  e outras mídias.

Crie seu website com o HotGlue

Leonardo Soares - Mestrando em Estudos de Linguagens – CEFET-MG

O minicurso será oferecido no laboratório de informática, onde o professor apresentará, através de slides, o passo-a-passo para a montagem do site. Primeiramente, será apresentado o HOTGLUE, a fim de que os participantes se familiarizem com a ferramenta. Em um segundo momento, será apresentado o passo-a-passo para a criação do website. Assim, juntamente com o professor, os participantes montarão o seu website.

A Inter e Transdisciplinaridade e a condução da pesquisa acadêmica no meio institucional - uma questão de INCLUSÂO e um problema para a Epistemologia

Jorge Luiz Amaral (Mestre em Linguística pela PUC-RIO)

Utilizarei como alternativa metodológica a exposição de tópicos aventados em congressos, estudos pertinentes e o debate aberto das questões emergentes em pauta.
Tópicos gerais (conteúdo):
. A importância da informação na formação e educação de uma sociedade.
. A função e importância dos meios acadêmicos para essa finalidade – por ex., as Universidades deveriam ter centro, departamentos que prestassem informações de todo tipo à sociedade como um todo e principalmente aos distintos graus da formação acadêmica.
Procuraremos desenvolver um debate pautado, por exemplo, em discussões de congressos e seminários como o World Science Forum que ocorreu no Rio de janeiroem 2013, e/ou o II Seminário de Educação a Distância: Inclusão e Tecnologia, promovido pelo NEAD da UFSJ em 2013. Eventos que entre outros diversos seminários e encontros acadêmicos, nos últimos tempos, vêm considerando a “inclusão” como tema significativo.
Relevo que em debates e trabalhos que fizemos num curso de mestrado na PUC-RIO, 30 anos atrás, já levantávamos a questão, naquela época tive a oportunidade de discutir o problema pessoalmente com personalidades do meio Educacional como Paulo Freire, Mary Kato e Magda Soares etc.

 

 

Tecnologias e Educação: professores, tutores, alunos... novos papéis?

Dilceia Paiva (Mestre em Educação - NEAD/UFSJ)
Kamila Amorim ( Mestre em Educação - NEAD/UFSJ)

Exposição de conceitos e questões problematizadoras para fomentar a discussão/debate/reflexão acerca dos temas propostos: a Educação como um todo, e principalmente, a EAD.
Apresentação de slides com recursos disponíveis na web, tais como softwares livres, blogs, eportfólios, plataforma educacional de realidade virtual, wiki, Netvibes...

 

 

A avaliação na EAD: professor e tutor na relação de ensino e aprendizagem

Neuza Maria Câmara de Souza (Mestre em Educação -UFSJ

Discussão sobre os processos de avaliação na EAD (dialógica, formativa e somativa) levando em conta a aprendizagem dos alunos na plataforma, o papel do tutor mediador desse processo e o feed-back do tutor-aluno e a necessidade de haver um feed-back do aluno para com o tutor, já que a aprendizagem se efetiva através do estudo dos conteúdos e participação nas atividades da plataforma.

A pesquisa em Educação: interfaces metodológicas com as novas tecnologias

Alice Conceição Christófaro (Doutoranda UFMG)

Serão apresentados os principais recursos tecnológicos para a realização de pesquisa em Educação e que possibilitam múltiplas abordagens teórico-metodológicas. Com a análise de exemplos de pesquisas que utilizam os programas Microsoft Excel, Access e do Programa Vue, os participantes poderão perceber de que forma tais recursos poderão auxiliar na elaboração de categorias, compilação e análise dos dados obtidos.

Letramento em sala de aula inclusiva: recursos adicionais no aprendizado de HQs para alunos cegos ou baixa-visão

Marina de Souza Jacob  (UNIRIO - pós-graduação em Deficiência Visual)

A oficina será dividida em duas etapas.
A primeira, mais teórica, evidenciará a importância dos recursos e adaptações didático-pedagógicos na garantia do direito ao acesso ao saber para os alunos com NEE, esclarecendo alguns tipos de adaptação, como curricular, de avaliação, de metodologia. Também haverá destaque quanto à estrutura do gênero textual história em quadrinhos HQ´s, sua constituição (balões, legendas, sinais de pontuação, gestos, expressões faciais, etc) e excelente meio de incentivo à leitura.
A segunda etapa, mais prática, envolverá a participação coletiva dos alunos matriculados no sentido de incentivá-los à produção reflexiva de material didático adaptado, de modo a enriquecer a aprendizagem das crianças com NEE, promovendo de fato a inclusão. 
A oficina destina-se a professores alfabetizadores, especialistas educacionais, pedagogos que têm experiência ou não com alunos com necessidades educativas especiais.

Interatividade, ética e afetividade nas relações entre orientador e aluno na EAD: um caminho para o sucesso

Ivis Bento Lima - Especialista em Ciências Econômicas e em Temas de Filosofia Contemporânea (UFSJ)

Rosângela M. Camarano – Doutora em Ciências da Informação (UFMG)

Interatividade, ética e afetividade são fundamentais no processo educativo em contextos virtuais, implicando mediação pedagógica de todos os envolvidos, em processos de formação mediados por tecnologias digitais.
Esta oficina visa apresentar aspectos teóricos e práticos relativos ao processo comunicacional, envolvendo a comunicação audiovisual, dialética, sob a perspectiva técnica e psicológica. Com foco em estratégias e condições utilizadas para perseguir a efetividade da aprendizagem no ambiente virtual, a despeito das dificuldades de lidar com a aparente ausência.
Assim, os interlocutores envolvidos nesse processo: professores-orientadores, tutores, alunos devem, a partir de uma perspectiva construtivista, conhecer e potencializar os processos comunicativos (comunicação verbal e não-verbal, as barreiras e ruídos a serem evitados/contornados)
O sucesso na interação, tanto no ensino presencial quanto a distância, é a motivação, a valorização e estímulo que professores/tutores estabelecem com os aprendizes, provocando, instigando a pesquisar sempre mais. Ao valorizar o conhecimento prévio do estudante, bem como a capacidade de estudar e pensar por si mesmo, o aprender se torna mais interessante, pois o estudante se sente competente e motivado para participar da construção do conhecimento.

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